terça-feira, 10 de junho de 2008

POLITICA CULTURAL DE AÇÃO AFIRMATIVA

POLITICA CULTURAL DE AÇÃO AFIRMATIVA
UMA PROPOSTA DE REPARAÇÃO AOS EXCLUIDOS
INQUISIÇÃO OU REVOLUÇÃO DO DIREITOS A EXPRESSÃO.

O Estado de Sergipe precisa urgentemente promover uma Política Cultural de Ação Afirmativa, no sentido de estimular a produção Artístico- Literária da Periferia, aí incluindo as novas achegas dos acadêmicos que produzem através das suas investigações manifestos de revitalização da Identidade do Estado.
Neste sentido o Estado e Municípios, através de suas Secretarias, em vez de financiar os laureados enfadonhos , a chamada elite, os intelectuais de camarinhas, partidários do poder, com suas produções enfastiosas sobre os mesmos temas, desse preferência as produções dos novos, da periferia do poder e em vez de financiar, adquiri uma parte da produção, para distribuição interna, junto a rede escolar, colocando assim em evidência o Projeto Sergipanidade e, estimulando a classe empresarial a investir nas Idéias e Criatividade do sergipano .

Precisamos sair do século XVIII, buscar um modelo inclusivo e explicitar a presença do Governo e do Estado, como Parceiro dos Sergipanos e transformar este Território, numa oficina de criatividade coletiva onde os sergipanos, produzam, consumam , reconheçam e sejam reconhecidos pela suas expressões culturais, num desenvolvimento sustentável, sem a presença do paternalismo de Estado e de Governo, mas pela somação de esforços e estímulos, renovados a motivação. Hoje a moeda do desenvolvimento, chama-se Criatividade e para tal, precisa-se de IDÉIAS e este paradigma, chama-se Desenvolvimento da Tecnologia Cultural.

Não há méritos a ação paternalista do Estado e do Governo e Prefeitos em produzir culturas, eventos e manifestações. Isso é do Povo, dos Grupos e Indivíduos que, no âmbito de suas motivações, produzem Poesias, Músicas, Danças, Espetáculos, Teatro, Romances, Pesquisas Históricas, Educação, Tecnologia, Social, Religiosa etc e cabe ao Estado num processo Democrático, dentro de uma Ação Afirmativa, promover e criar instrumentos para participar das ações, revertendo uma parte destas produções para os Espaços Culturais e Educacionais como forma de participação, criando junto ao empresariado caminhos de debates e produções das idéias territorial. A Cultura do Estado é a somação das Culturas dos Municípios, sem essa presença não há indicadores culturais.

Precisamos promover a produção cultural, da presença do Estado e dos Governos e lutar contra toda forma de discriminações, do lixo autoritário colonialista eurocentrico e burguês, do Estado Produtor e controlador das Idéias, Criações, do Pensamento inovador. Quantas produções dos grandolas pagas com o dinheiro do povo estão empacadas, porque a periferia não foi convidada e não tiveram acesso aos eventos reservados e nem siquer foram distribuídas aos Arquivos, Bibliotecas, Clubes, Associações, Escolas etc. Quantos conhecimentos estão engavetados porque seus autores não têm condições de finalizar com edições. Interessante é que a Constituição do Estado já prevê isso, não é Governador, só não prever que os medalhões financiem suas produções com o dinheiro do povo. Verba pública. Queremos é que Estado e Municípios adquiram através dos seus órgão, uma quantidade das produções, inclusive dos medalhões, disponibilizando para a comunidade através dos Instrumentos Culturais de que dispõem.

O Governador e os Prefeitos poderiam avaliar a nossa proposta antes o espelho de suas administrações , respondendo a si mesmo: Quantas Escolas e Bibliotecas temos? Como estão em referencia a Autores Sergipanos. Como está representada a culturas e produção sergipana nas Escolas, Conselhos, Quem são os autores, artistas, pensadores, produtores do Estado, do Município. O que temos deles. Quais os instrumentos Pedagógicos para Formação Intelectual da Comunidade Estudantil que dispomos. Aí então estará traçado o Perfil de seu governo no âmbito da Cultura Tecnológica das Idéias e Criação. Isso é Desenvolvimento Cultural. A Educação se faz com Cultura. O Resto é Etnocídio – Racismo – Discriminações. Vamos Respeitar a Diversidade. ”Sem o paternalismo, nenhum NEGRO terá sua produção negra, apoiada pelo Governo. Isso é ruim. Com a Palavra o Governador e Prefeitos de Sergipe”

Nenhum comentário: