segunda-feira, 12 de maio de 2008

ORAÇÃO A SÃO JORGE

Oração a São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.

SENHOR DAS ESTRADAS



Larôiê EXU.

Oxumarê. Senhor e Mestre, conduza a minha indagação, a uma resposta coletiva as perguntas paradas no ar.

Porque não somos solidários. E busquemos sempre,, está ao lado dos nossos necessitados, os nossos irmãos menos afortunados. Que visitemos os nossos, antes que adoeçam, antes que eles morram.

Que possamos nos indignar com as injustiças que sofremos. Que possamos participar das soluções dos nossos problemas. Larôiê Legbara. Porque não gostamos dos nossos irmãos, de cor, de raça, de credo e nos associamos sempre com outros contra eles. Porque discriminamos os pretos e os odiamos, mesmo sendo negros, seja pela raça,cor, credo, ou condições sociais. Porque os negros não gostam de negros. Vivemos a maldição de Can?” Glorificado seja o Senhor, o Deus de Sem ; e Canaã seja escravo deles. Deus alargue a Jafé, e ele habite nas tendas de Sem ; e Canaã seja escravo deles” Estamos na Torre de Babel? Porque fugimos e negamos nossa raça, nossos irmãos?. Estamos vivemos sobre a síndrome de Pedro?
De Iscariotes? Esquecemos os nossos Deuses e só reconhecemos em nosso retiro, fora dele os negamos e desconhecemos nossos irmãos de raça,cor, credo. Oh Senhor...Kobá, proteja nosso Ará, a nossa memória e sentimentos. Mude nossas Atitudes e Comportamentos e fortaleça a nossa Resistência.

Que Ogum, abra os nossos Caminhos, estradas e nos conduza nesta batalha em defesa de nossa unidade, valores, para que possamos nos ver no irmão ao lado, que sejamos solidários e receba a sua solidariedade. Esta Guerra é no interior de nossas ações cristalizadas na fuga de nós mesmo.

Okê Arô. Proteja a nossa Comunidade e nos traga, respeito, reconhecimento e amor próprio, para que possamos respeitar e reconhecer os nossos irmãos, nos aliando a eles, sempre que houver ações para preservar e manter a nossa identidade e tradições.

Ê Parrêi Beloiá – Afastai com vosso sopro os ventos da discórdia, das ínjurias, vaidades e ira, contra nossa comunidade, trazei a unidade nesta diversidade e mantenha as nossas esperanças para cristalização da auto-estima e do livre arbítrio. Varrei a inimizade das nossas Casas, Comunidades e intenções. Que sejamos coletivos e nunca individuais.
Ora Êiê – Fertilizai as nossas mentes e ações, para que as manifestações se tornem sempre inovadoras e se multipliquem em ações afirmativas em plena participações. Que seu ouro e brilho, reflitam no horizonte de todos nós, com amor e carinho dos seus dengos e poderes.

Obanshe Kaô Kabiecilê – Lança seu Oxê aos quatros quadrantes e promova justiça a nosso povo, vilipendiado, odiado, discriminado e traído. Mantenha o poder de que possamos Ser e Ter, na esperança de um julgamento justo e sentença equilibrada na luta contra todas as formas de discriminações a que somos vítimas e réus.

Arôbobô - Que traga novos pensamentos para a nossa família, comunidade, nossa gente. Na luta contra nós mesmo, nossas fugas, nossos silêncios e conivências que violam as relações e ferem nossas tradições, fortalecendo as ações dos inimigos a quem servimos. Nos daí forças para fugir dos grilhões que mantemos em nossas mentes, pensamentos e atitudes. Transmuta o Racismo e as Discriminações do interior de nossas manifestações e religião, principalmente do interior do catolicismo afro sergipano, resultado das perseguições aos nossos cultos, e cristalização do sincretismo, referencial da Intolerância Religiosa arraigada no cristianismo político econômico.
Ê Atotô Ajuberô - Nos livre das pandemias e das chagas desta sociedade doentia. Curai as nossas doenças das mentes e corações. Trazei os sentimentos fortalecidos de emoções positivas na razão reflexiva das nossas questões e condições. Daí-nos “Salu bodê” Oba mio.

Logum – Fazei com que não nos falte coragem para caçar no mar e pescar nas Matas, tudo que nos falta e alimenta, principalmente solidariedade para respeitar compartilhar com a nossa gente, nosso povo, nosso irmão, nosso vizinho.
DESEJAMOS A TODOS QUE:
... EXU TRAGA A VONTADE DE SER
... OGUM A SUA DEFESA
... OXOSSI A FARTURA
... OBALUAYÊ SAÚDE
... OXUMARÊ O COLORIDO DA VIDA
... XANGÔ A FORÇA DO FOGO
... LOGUM A TERNURA
... OXUM A FERTILIDADE E O AMOR
... IANSÃ LEVE PRA LONGE OS VENTOS DA DISCÓRDIA E TRAGA O DINAMISMO
... EWÁ A ENERGIA
... OBÁ A PERSEVERANÇA
... OSSAIN O REMÉDIO PARA O CORPO E PARA A ALMA
... YEMANJÁ A UNIÃO
... NANÃ A SABEDORIA
... IBEJI A FELICIDADE E ALEGRIA
... OXALÁ A PERFEITA PAZ
... SER LIVRE COMO OS VENTOS DE OYÁ.
... SER JUSTO COMO O MACHADO DE XANGÔ.
... SER FORTE COMO A ESPADA DE OGUM.
... SER FIRME COMO O ARCO E RETO COMO AS FLECHAS DE OXÓSSI.
... SER MÁGICO COMO AS FORÇAS DE OBALUAYÊ.
... SER INFINITO COMO A SABEDORIA DE NANÃ.
... TER A DOÇURA DAS ÁGUAS DE OXUM.
... E AS FORÇAS DOS MARES DE YEMANJÁ.
... TER A ALEGRIA DO GARGALHAR DE SEU TRANCA RUAS.
... E A BOA MALANDRAGEM DE SEU
Mú Padá Mó Iro Okourim
( Para trazer novo pensamento a humanidade)

CAMPANHA

Reaja Contra o Racismo. Contribua com os Projetos da Casa de Cultura Afro Sergipana - Depositando R$ 5.00( Cinco reais)( mensais), na Conta BANESE 014 03125168-2. Adote esta idéia e prestigie 40 anos de Resistência em Defesa e Valorização do Negro e suas Culturas. Faça como SEVERO D'ACELINO desde 1968. Não Desista. Casa de Cultura Afro Sergipana - Utilidade Pública Estadual e Municipal CNPJ (MF) 15.616.121/0001-30. Kutenda Zambiapombo

MINHA LUTA




Severo D'acelino

MINHA LUTA

Minha luta no âmbito do Movimento Negro, que iniciou desde o momento em que nossos ancestrais foram trazidos para aqui como escravos, é por Direito Civis, pela plena Cidadania, contra o Racismo e as Discriminações e, sobretudo, pela Revitalização Cultural através da EDUCAÇÃO. Não é por obrigação, por favor, ou dever. É uma opção, em defesa de minha Raça, vilipendiada com grande contingente de indivíduos descomprometidos da nossa condição, enquanto negros espoliados e excluídos do espaço de poder e só lembrado para execuções de tarefas e nunca para participar das decisões.
Luto independente do respeito e do reconhecimento a minha pessoa, meu trabalho e minha organização, que somos vítimas principalmente por uma grande parcela de negros, comprometidos com seus projetos pessoais, manifestados pela consciência embutida, cultores da cultura e ideologia dominante, os nossos detratores.
Independentemente do respeito, participação e solidariedade dos meus irmãos de raça, repressores de minha cor e do meu credo e ideologia. Luto também e principalmente em sua defesa, seja Pobre, Rico, Preto, Pardo ou Mulato, independente de sua opção Religiosa, Sexual, Partidária, que seja Mocinho ou Bandido, entende que "Todo homem tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa humana, perante a lei e até que se prove o contrário, é inocente e a ninguém caberá julgá-lo ou condená-lo, sem o pronunciamento da justiça".
Independente do seu poder político-econômico, social e cultural, para mim o que importa é o sonho da Unidade e Solidariedade Racial. Luto pela participação e reconhecimento e Voz do Negro na Sociedade Sergipana, mesmo que ele não tenha consciência política e sirva de complicador a consecução dos nossos objetivos, a luta continua a despeito dos próprios "negros" os tidos como brancos emergentes, pela cor da pele e pelo espaço de poder, que nos discriminam por conta de suas: Posições, Religiões, Cargos Políticos, Cor, Partidos, etc. A nossa luta está e sempre esteve acima destas pendengas reacionárias e "pequenas", pois estou convencido que o maior instrumento gerador do Racismo e do Anti-Semitismo é o imobilismo e a violência do próprio negro, gerado no âmbito de sua insegurança e medo de ser Negro e respeitar o próprio Negro .
Particularmente para mim, a maior violência que tenho vivido é ser discriminado pelo próprio Negro. Isso dói e mim tira do ar momentaneamente, mas tira, e como dói.
A minha família é brasileira e sergipana, tem os vícios, as cores e raça do Negro, Pardo, Mulato e Preto, não é uma tribo, também não é uma torre de babel, é uma família com séculos de cultura, tradições e contradições, conflitos e resistências, mas uma família negra.
Infelizmente vivemos hoje um Estado Teocrático de ação repressiva, onde a Igreja Universal do Reino de Deus está dando as cartas e o tom, reeditando o instrumento da Inquisição em cima dos negros, notadamente do Candomblé, buscando no esmagamento da Cultura Negra a edição de Novo Sincretismo, através do incitamento à discriminação , vista de longe pelas autoridades, numa constante violação dos Direitos Humanos, e da Constituição Nacional, aprisionando Partidos e Políticos pelo voto e induzindo a competição entre os outros segmentos evangélicos e da própria Igreja Católica, alijada a nova ordem do "Bispo Macedo" e seus seguidores, colocando uns contra outros, principalmente os negros e pobres, instrumento de sua manifestação fascista na produção da indústria dos milagres e exorcismo, dando continuidade ao sonho de Hitler, tendo o negro como objeto de massacre. Antes era a pureza racial através do Arianismo, hoje é a pureza religiosa através da "verdade bíblica do Apocalipse", onde o negro e sua cultura deve ser exorcizado, um recolhido através da "conversão" aos braços do "Jesus" e outro extinto numa apologia a dominação personalista da Nova Teocracia. Infelizmente hoje não temos o Bonifácio e os políticos estão e são reféns do curral eleitoral dos fanáticos emergentes do Apocalipse, que ao meu ver deveriam conhecer a Constituição Federal e as Declarações Universal dos Direitos Humanos. Não conheço nenhuma Igreja, Padre, Bispos, Pastores que tenham se levantado contra o Racismo e as Discriminações em Sergipe.
Ao contrário, se alimentam disso, no incitamento às discórdias.
Severo D'Acelino.
Sou mais Sergipe, com Direitos Humanos.

Kó Sí Obá Kan Afi Olorum

Vida e Obra de Severo D'acelino
http://www.youtube.com/watch?v=-M2wW4UiAI8

http://severodacelino.googlepages.com



Divulgação realizada por
Luiz Otávio de Brito

PEDAGOGIA DA VIOLÊNCIA

PEDAGOGIA DA VIOLÊNCIA NO INTERIOR DA INTOLERÂNCIA

LARÔIYÊ EXÚ !!! FORTALEÇA OS GUERREIROS DA RESISTÊNCIA.

Olhe aí, em todo Estado há os indicadores da intolerância na prática diuturna do racismo, discriminações, contra os manifestos afros sergipano, principalmente no quesito religião e organizações, sobram para os líderes mais visados, que é como eles dizem: Para servir de exemplo.
Não se vai muito tempo, nossa liberdade de culto e expressão era proibida, hoje é condicional. Vez por outra há noticias que a Policia mandou fechar um Terreiro, que um Promotor invadiu a Camarinha de um Terreiro e retirou os iaôs, alegando que eram menor de idade e que houve denuncia a respeito. Evidente que este tipo de comportamento é ilegal e mais uma vez prova que o negro não tem Direitos e portanto não há violação de direitos quando os negros são vítimas do Racismo Institucional.
Muita das vezes a intolerância são incitadas pelos nossos irmãos evangélicos, mais sagazes, organizados e articulados e também mais perversos, atingem seus alvos com uma enorme facilidade, pois conhecem as nossas fragilidades e comportamentos. Tem certeza da impunidade e da nossa desarticulação, personalismo, individualismo e, sobretudo ausência de solidariedade, portanto da prática do nosso silêncio coletivo, o que traduz a falta de liderança ou simplesmente a rejeição dela.
Enquanto buscamos ações paternalistas dos políticos, coronéis e autoridades, eles, os cooptam para suas denominações e com aliados destas expressões, fazem o que a Igreja Católica não conseguiu fazer, nem com a inquisição. Como no dizer dos ‘políticos’, Movimento Negro não dar votos, as Entidades e Lideranças de Alugueis, se atrelam aos políticos e partidos, para existir individualmente, em vez de articular a comunidade e lutar em defesa do Coletivo é aí que reside a vulnerabilidade no interior do manifesto negro, cada dia mais vulnerável, desqualificado e dependente.
Por duas vezes a Casa de Cultura Afro Sergipana é alvo do Racismo Institucional, com conseqüências graves, já se vão dois Abaixo Assinados contra a nossa Entidade, produzidos por vizinhos ladrões e racistas, sobre a inspiração da EMURB.
Com o retorno da Entidade para o Siqueira Campos, a fim de atender melhor a comunidade estudantil que tinha medo de ir lá, o prédio do Santos Dumont, que seria ocupado com a Escola Comunitária e Área de Vivencia, foi arrombado, pelos vizinhos e além de grades e portões de ferro, roubaram todo equipamento, máquinas, arquivos, cadeiras etc., tudo que continha ferro foi levado e os documentos todos espalhados pelos três pavimentos e ainda retiraram toda fiação.
Nem a Policia nem a EMURB se movimentou. Não houve nenhuma manifestação de solidariedade por parte de ninguém. Até o Conselho Estadual de Cultura, o qual a Entidade faz parte e onde somos ‘conselheiro’, silenciou.
Não houve Prefeito, Governador, Deputado, Vereador ou Usineiro. Ninguém se tocou. Mas para prejudicar o andamento da construção das Salas de Aulas na Sede do Siqueira Campos, iniciada há quase oito anos, afim de atender aos racistas da vizinhança, aparece a Policia para mandar abaixar o volume( estava ouvindo música de Candomblé) o volume baixo, isso ás 11;25 e não 23;25. Aparece a Saúde Pública( fiscalizar os pneus que os vizinhos haviam denunciados), os fiscais não encontraram nada.( o nosso carro, só tem um pneu reserva) e diversos Agentes a serviços dos racistas, sempre estavam a fiscalizar as dependências da Entidade e depois iam contar a eles. Agora a EMURB, com umas séries de constrangimentos (sabiam que a EMSURB não tem Fiscais Pretos. Sua equipe parece os Arianos da SS), mim enganaram com conversas fiadas e fizeram-me assinar um papel dizendo que era do Auto que haviam esquecido de entregar, sem óculos e confiando na fiscal, uma tal Socorro, junto com um Egun mal despachado de nome Mauricio, assinei e quando fui juntar ao outro para enviar como adendo ao Presidente do órgão, verifiquei que era uma multa de 8 mil reais.
Dias depois a fiscalização bate a porta da Entidade para dizer que é para limpar e rebaixar a calçada e que iria entregar um Auto de infração. Tudo isso as vistas dos denunciantes. O que mais nos irritou é que os denunciantes construíram ilegalmente, diversas construções estavam e estão irregulares no trecho e eles fazem vistas grossas e não enxergam as construções inclusive tendo os carros da EMURB á disposição para recolher detritos da obra, em frente e ao lado a Entidade Isso se dá por causa do nosso silencio, para não perder-mos posições. Queremos manter a Ponte sempre de pé, para não ter que buscar novos caminhos. Ninguém quer derrubar a Ponte. Isso quer dizer que se jogam pedras, mas não se mostram as mãos.
Senhores Racistas – Posso rezar para os Deuses dos meus opressores, mas não posso negar a minha natureza. Posso até conviver com a destruição de minhas crenças, mas não posso é abandonar a minha fé.
Há muita vaidades nos novos contingentes do Candomblé, muito deslumbramentos em cima dos nomes dos Pais e Mães de Santos Famosos ou afamados. Todo mundo querendo derrubar todo mundo. EXU parece estar descontente e os demais ORIXAS fragilizados, os seus ritus se transformaram em passarelas de alto décor. Não há mais interesse no Espiritual, mas sim no Individuo. Na sua grandeza e poder de fascinação e provocamento de invejas. O negocio agora é quem pode mais, quem sabe mais e o espelho refletindo o Fogo da Vaidade, quebra em diversos fragmentos, impedindo a visão na perspectiva da realidade, e somos todos vitimados como o vôo da Borboleta e no bater da pedra na água.
A conseqüência do agora é aqui. Não importa aonde chegamos, mas aonde vamos e com quem estamos indo e parece que para um final reiniciado, cristalizado, de dependências da tradicional paternalização e aviltamento dos nosso valores. Cultura Negra de Brancos e Cultura Negra de Pretos, como o Acarajé de Cristo, os rituais de descarregos e purificações nos moldes da universal que usam brancos nas Sextas e purificam com Rosas, amarrando e queimando com os nomes em nome de DEUS.

DE QUEM É O TERREIRO ?


De quem é o Terreiro?
Dos sacerdotes? Seus parentes ou da Irmandade?
O Terreiro em Questão
Severo D’Acelino

Sou da Casa de Xangô Aiyrá, da Iyalorisha Mãe Eliza, seu neto sanguíneo e “Deixa”. Nas minhas memórias, alcancei o Terreiro já no alto da Suissa Braba em Aracaju, era de esquina e tinha um grande terreno que abrigava duas Casas, o Terreiro e mais uma edificação nos fundos, onde morava o pessoal agregado.

O Terreiro maior que conhecia era o de Alexandre em Laranjeiras, onde minha Avó freqüentava, parece que era o único que ela ia, lá ás festas seguiam até um mês inteiro.

Certa vez fui surpreendido com a noticia de que minha Avó, ia para o Rio de Janeiro e o Terreiro foi fechado, ela levou todos os assentamentos, e plantou o Axé lá na Ilha da Conceição em Niterói.

Hoje este Axé está comigo, foi plantado no Santos Dumont, após ser enviado de lá por falecimento de minha Avó e de Bebé e Benício, respectivamente sua filha adotiva e o marido dela. Está no Iyle Ashe Opô Aiyrá – Comunidade Oni-Odé Olubojutô. Sou Deixa de minha Avó.

Não tenho lembranças de quem ficou no local, só sei é que tempos depois o morro foi derrubado e se apropriaram das terras dela. Ato que a Prefeitura até então não resolveu.

Não entendi como um Terreiro podia mudar de lugar. Anos depois fiquei sabendo que o Terreiro de Zé de Abakossô, localizado na Baixa Fria, hoje Avenida Rio de Janeiro, foi vendido e ele transferiu tudo para o Rio de Janeiro.

Achei estranho, tanto minha Avó quanto Zé de Abakossô mim surpreenderam, pensei que tinha que ficar algum filho ou filha de santo no lugar, dando prosseguimento aos atos litúrgicos e não entendia como era possível vender um Terreiro.

Eu já tinha conhecimento de fechamento de Terreiros,, não os da repressão pela policia, mas por morte dos Pais de Santos e sabido dos filhos de santos irem para outros Terreiros.

Na minha cabeça os Terreiros podiam até mudar de lugar, mas acabar, nunca. Em Laranjeiras Alexandre tinha o Terreiro e eu tinha conhecimento que o Terreiro era do Orixá (o dono era o Santo).
O Terreiro era num sítio grande e tinha uma Casa, onde abrigava os Santos e o pessoal, em tempo de festas grande se fazia um Caramanchão ao lado. Ele morava lá, mas tinha sua casa em Aracaju, no Siqueira Campos e lá em Laranjeiras sempre ficava alguém.

Quando ele morreu, houve uma parada, mas continuou com Tia Alira de Oiya que após seu falecimento ficou a cargo de Cecilinha e com seu falecimento a família que já vinha querendo dividir em herança conflituou e como eu andava fazendo levantamento da herança cultural do Terreiro.

Iniciei o processo de tombamento para preservar o Patrimônio Histórico Cultural do mais antigo Terreiro de Sergipe e fui violentamente atacado, agredido e vilipendiado pela família, ainda hoje guardo as imagens das agressões, da família e dos intelectuais contrários a memória do patrimonial negro e foi por isso que não fui a luta para reaver as terras do Terreiro de minha Avó, o medo de ser confundido e ser chamado de interesseiro e ladrão.

Ficou Umbelina com o Terreiro Santa Bárbara Virgem, com a sua morte, o Terreiro e a Irmandade ficou sob a responsabilidade de um grupo, liderado pela Mestra Alaíde que orientava D. Lourdes para o exercício da Sucessão afim de garantir a decisão da Antiga Lôxa e das Entidades. Por fim D. Lourdes é a mais nova Lôxa do Terreiro, a sucessora de Umbelina, mantendo os cincos Terreiros da Irmandade além das Taieiras. Com a sua morte, houve conflito e finalmente a sua filha de criação Bárbara, foi tutelada e assumiu a administração do Terreiro, da Irmandade e das Taieiras, até a saída de alguns insatisfeitos.

Zé de Abakossô, anos depois retorna a Sergipe, mesmo mantendo Terreiro no Rio de Janeiro, replantou Axé em São Cristóvão, onde edificou outro Terreiro, consagrado ao seu Orixá OXOSSE, reafirmando sua matriz. Após seu falecimento, o “herdeiro” já anunciado (parece ser parente), assumiu o Terreiro, sem grandes traumas e sem grande aceitação.

Outros Terreiros, já contam com seus “herdeiros” nominados e visto com indiferença pelos grupos que preferem silenciar antes a decisão seletiva dos Pais e Mães de Santos em impor seus parentes no comando do Terreiro. Poucos foram os sucessores, identificados pelos jogos divinatórios e ou indicados pós morte dos Pais de Santos, num ritual de sucessão. Só há noticias de “Herdeiros” cujos graus de parentesco, evidenciam a relação nuclear.

O silencio da irmandade e ou grupo, denuncia as imposições dos Sacerdotes e seus interesses de manter o Terreiro no seio da família e são poucos e muito poucos os que contam com as aprovações da maioria ou que busquem firmar relações que lhes garantam a sucessão pacifica, solidária e reconhecida.

Para muitos a hierarquia deveria seguir o seu curso, por diversas razões, ficando, portanto, na falta do primeiro, o segundo da linha, que seria por idade e ou por função, no caso, na falta do Pai de Santo, assumiria a Mãe Pequena e ou o Pai Pequeno e assim sucessivamente, dependendo da aceitação dos envolvidos e, só depois de certo período, a confirmação dos Orixás, assumindo definitivamente o / a eleita dos Deuses.

A falta de coesão e de entendimento repele a afirmação de identidade, disciplina, liderança, compromisso e organização, prejudicando o crescimento e fortalecimento da comunidade de Terreiro.

Aos “herdeiros” os estigmas das Chefias, os autoritarismos centralizados e dispersões dos grupos. Fazem ações personalistas, autoritárias e sem articulações, certos dos seus poderes e de suas autoridades.


Os Sucessores, os reconhecimentos, a coesão, disciplinas, solidariedades, compromissos, relações diplomática e democrática, sob o signo da liderança, respeito e cooperação, mesmo que não tenham os conhecimentos básicos dos cargos e funções. Fazem ações conjuntas e participativas. São articulados.

Aos “herdeiros” declarados, os parentes dos Pais e Mães de Santos, deveriam logo após a declaratória pública, serem imediatamente iniciados nas práticas do cargo e das funções dos Terreiros, assumindo e dividindo alternadamente a direção dos rituais e gestões administrativas dos Terreiros com os Pais e Mães afim de se firmarem antes as Irmandades em busca de reconhecimento.

Desta forma não haverá grandes conflitos, pois já foram testados e os grupos já estão acostumados com suas ações, conhecendo suas tendências e filosofias.

Sempre pensei e ainda penso que o Terreiro era e é do Orixá, um Templo Espiritual edificado e ou plantado em homenagem ao Orixá, administrado pelo seu Sacerdote / Sacerdotisa sem o embargo da materialidade dos parentes, o Terreiro é um Patrimônio dos seus seguidores e não da família do Sacerdote ou Pai de Santo ou Zelador.

Na falta destes, mantido pelos filhos ou filhas, conforme as indicações, seja da irmandade ou do Orixá Patrono através de sinais, seja: sonhos, jogos divinatórios e ou manifestação pública do Orixá indicando a sucessão do Pai de Santo, Zelador, Sacerdote.

Nunca pensei um Terreiro como herança patrimonial da família e de parentes dos Pais de Santos e sim como Herança de um Axé D’Orixá pertencente a Comunidade do Terreiro ou seja Irmandade, independente da sucessão espiritual recair sobre um parente.

Penso que a alternância do Poder Espiritual não está no prédio do Terreiro, mas é fortalecido principalmente nele, que emanam os fluidos energéticos onde estão plantados os diversos Axés e impregnado das energias dos diversos rituais.

Penso um Terreiro onde seus adeptos contribuam sistematicamente para a sua manutenção e crescimento, preservando o todo sem problema de continuidade.
Onde além dos espaços sagrados, tenha edificados os espaços domésticos e sociais, para abrigar os filhos, filhas, agregados e freqüentadores que venham em busca de tratamentos espirituais.

Penso um Terreiro que tenha seus espaços, mais o espaço do Pai de Santo, Babalorisha, Iyalorisha ou Mãe de Santo, independente deles teres suas residências, e devem ter. O espaço no Terreiro deve ser puramente funcional.

Penso a Comunidade de Terreiro, contribuir mensalmente principalmente com o salário do Sacerdote, Zelador, Sacerdotisa etc., mesmo que estes tenham suas rendas.

Penso o Terreiro como uma empresa, com suas funções organizacionais e administração empresarial, onde seus filhos e filhas de santo, adeptos e simpatizantes, façam parte do conjunto de sócios contribuintes, preservando os ritus, ósseas, obrigações, festejos, oferendas etc.; concomitante as ações sociais e as prestações de serviços.

A manutenção do Terreiro deve ser atribuição dos seus seguidores, adeptos, filhos de santos. Enfim a Irmandade é que deve prover todas as ações e necessidades do Templo e suas manifestações, sejam de ordem material e/ou espiritual.

Penso o Terreiro, remunerando seu pessoal de apôio, onde os ritus não podem ter problemas de continuidade e as suas presencias são imprescindíveis na parte espiritual e na segurança.

Penso que deve haver, sempre e garantida a sucessão, mesmo em vida do Sacerdote. Ele simplesmente pode e deve se aposentar e passar a reger o Conselho Sacerdotal do Terreiro.

O advento de herança, não expressa a continuidade e tem o teor de apropriação, domínio, propriedade, partilha etc. O certo no seio espiritual deve ser sucessão. Herança cheira a materialidade de natureza dispersiva e estática. O Axé deve ser revitalizado e preservado sim, como herança espiritual da ancestralidade do Terreiro.

Penso o Terreiro com sua política espiritual e social definida, com sua estrutura demarcada na temporalidade, organizacional e funcional, com gestões definidas. Neste ponto o viés econômico é importante, para dar suporte aos ritus, daí a necessidade de Regulação explicita, onde as funções se definem em beneficio de todos e defesa do Terreiro e da própria Irmandade.

São importantes, portanto as ações em torno de captação de rendas, onde os recursos oriundos de “contribuições, doações e prestações de serviços” se somem para garantir a continuidade e independência, dando personalidade a Irmandade na defesa da territorialidade.

Cabe, portanto, a Irmandade, envidar esforços para o crescimento e fortalecimento do Patrimônio Material e Imaterial do Terreiro, seja nas aquisições de bens, nas ampliações do território ou dos próprios bens do Terreiro, através de ações afirmativas e inovadoras.

Exemplifico aqui, que, da contribuição de 40 filhos de santo no valor de quinhentos reais, dará para adquirir uma propriedade na zona rural, um sítio, por exemplo, com mais de seis tarefas de terra. Aí é só plantar os Axés e estará caracterizada a ação patrimonial do Terreiro com personalidade da Irmandade, de resto é só se organizar e edificar o Templo do Orixá Patrono do Terreiro e da Irmandade. Aí não terá “herdeiros”, só sucessor.

Historicamente os nossos Terreiros, são nas residências dos Pais e Mães de Santos, onde criam extensa família e mais ainda os agregados. A parte espiritual muitas das vezes se confunde com a doméstica. Seus compartimentos sagrados são violados seguidamente: Camarinha, Pegi, Roncó, Quarto de Exu, Barracão etc. Vez por outra, utilizados como depósitos agregando outras funções: “Guardar televisão, valores, peças, alojamento , encomendas, moveis , refeitório etc.”

E, quando os Pais e Mãe de Santos morrem ou mudam de religião, os filhos sanguíneos acabam com o Terreiro, alegando que precisam dos espaços. Daí, os filhos e filhas de santo, perdem o referencial e reféns da Intransigência dos “herdeiros”, ficam a deriva e ou migram para outros espaços, sujeitos as mesmas reações.

Essa manifestação muita das vezes induz a perda de identidade e leva a outros caminhos. Alguns exemplos têm dado certo grau de unidade, quando alguém do grupo busca agregar todos em outro Terreiro da mesma matriz, mas a relação nem sempre dar certo, daí a migração é certa e mudam até de Orixás e Nações.

Outro Terreiro que se mim afigura como destaque ao tema, é o antigo Terreiro “COSME DAMIÃO”, da Zeladora Maria José das Areias, que foi dos Filhos de Oba em Laranjeiras. A Nação cultuada era Nagô Forte, diferenciado por uma batida e coreografia diferente do Nagô tradicional, esse Nagô ainda resiste no Terreiro de Mariinha, uma das filhas, que seria a sucessora da Zeladora.

O Terreiro de Maria José das Areia se localizava nas “Areias”, antiga localidade de Aracaju, hoje denominada de Castelo Branco. Ali reuniu as mais diversas personalidades da vida sergipana que acorriam aos memoráveis festejos, que como Laranjeiras, duravam semanas.

A área do Terreiro era enorme e cada filho e filhas de santo, tinha ali seu espaço, onde construíam seus barracos, todos eles padronizados, onde poderiam habitar enquanto perduravam as obrigações.

“Com “o falecimento da Zeladora, houve o impacto inicial e depois o conflito de “Propriedade”“ “Fuga de Identidade”, uma das filhas sangüínea foi apontada como sucessora da Zeladora e o estopim eclodiu com uma outra que não era de sangue e houve o famoso” Cisma”, o Terreiro foi fechado por decisão da família, sua área vendida para uma empresa e a dispersão foi geral.

Para agregar os irmãos e irmãs a pretensa sucessora, edificou em sua residência um Terreiro e deu continuidade as ações espirituais da Nação enlutada e seu Terreiro teve outra denominação, encerrando assim as manifestações do Terreiro “ São Cosme e Damião”

Se houvesse coesão, hoje o “Terreiro São Cosme e Damião” estaria em pleno funcionamento, a Irmandade cada vez mais forte e seus Axés preservados. Mas o fantasma dos “herdeiros” extinguiu os esforços e a história da afamada Zeladora, Maria José das Areias e igual a elas tantos outros.
Centenas de Terreiros foram extintos com o falecimento dos seus cabeças, patronos, fundadores, gestores, heróis e heroínas que em vida se devotaram aos Orixás, Caboclos e Entidades do Panteão Africano em Sergipe, os nossos Ancestrais negros e índios.

Podemos nos espelhar nas ações da Religião Judaico-Cristã, uma vez que a nossa religião está também, a ela ligada, seja pela dominação colonialista, seja pela sua repressão e intolerância religiosa, nos obrigando a incorporações diversas de ações cristãs ao nosso ritual, a tão famosa sincretização, onde nossos Orixás eram e são correspondidos aos Santos Católicos, faça referência ao Dízimo e sua importância na socialização da divisão para somação e multiplicação. Garantia de preservação da Religião e da Fé.

O Dízimo, marca a trajetória de retribuições a Deus, no entendimento de uma parte que nos dá, contemplando dimensões quando aplicado os recursos partilhados pela comunidade.

O Dizimo, na dimensão religiosa, deve suprir com recursos, todas as necessidades diretas ou indiretamente ligadas ao culto e aos seus Sacerdotes. Gastos com o Terreiro, construção e manutenção, salário do Pai de Santo e funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, paramentos litúrgicos, velas, ferramentas, etc.

Na dimensão social, o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais carentes da Irmandade.

É importante salientar que o Dízimo é dinheiro, e dinheiro é o que se referenda todas as ações dos nossos rituais. Se paga as folhas, o obé, o chão, os atabaques, o cabelo, em diversos manifestos dos nossos rituais, os jogos divinatórios etc.

Neste sentido, a oferta que se deve fazer a guisa de dízimo é simbólica e importante, uma contribuição a manutenção dos Axés dos nossos Orixás; Inkices; Vodus; Entidade e seus Sacerdotes, os Babalorixás e Iyalorixás, Lôxas Patrões, Zeladores, Tatas, responsáveis pela preservações dos Axés e manifestos aos nossos Ancestrais.


Babá Abaolá

Larôiyê Yiangui

Ogum ê!!! Patakouri

´POLITICA CULTURAL DE AÇÃO AFIRMATIVA

POLITICA CULTURAL DE AÇÃO AFIRMATIVA
UMA PROPOSTA DE REPARAÇÃO AOS EXCLUIDOS
INQUISIÇÃO OU REVOLUÇÃO DO DIREITOS A EXPRESSÃO.

O Estado de Sergipe precisa urgentemente promover uma Política Cultural de Ação Afirmativa, no sentido de estimular a produção Artístico- Literária da Periferia, aí incluindo as novas achegas dos acadêmicos que produzem através das suas investigações manifestos de revitalização da Identidade do Estado.
Neste sentido o Estado e Municípios, através de suas Secretarias, em vez de financiar os laureados enfadonhos , a chamada elite, os intelectuais de camarinhas, partidários do poder, com suas produções enfastiosas sobre os mesmos temas, desse preferência as produções dos novos, da periferia do poder e em vez de financiar, adquiri uma parte da produção, para distribuição interna, junto a rede escolar, colocando assim em evidência o Projeto Sergipanidade e, estimulando a classe empresarial a investir nas Idéias e Criatividade do sergipano .

Precisamos sair do século XVIII, buscar um modelo inclusivo e explicitar a presença do Governo e do Estado, como Parceiro dos Sergipanos e transformar este Território, numa oficina de criatividade coletiva onde os sergipanos, produzam, consumam , reconheçam e sejam reconhecidos pela suas expressões culturais, num desenvolvimento sustentável, sem a presença do paternalismo de Estado e de Governo, mas pela somação de esforços e estímulos, renovados a motivação. Hoje a moeda do desenvolvimento, chama-se Criatividade e para tal, precisa-se de IDÉIAS e este paradigma, chama-se Desenvolvimento da Tecnologia Cultural.

Não há méritos a ação paternalista do Estado e do Governo e Prefeitos em produzir culturas, eventos e manifestações. Isso é do Povo, dos Grupos e Indivíduos que, no âmbito de suas motivações, produzem Poesias, Músicas, Danças, Espetáculos, Teatro, Romances, Pesquisas Históricas, Educação, Tecnologia, Social, Religiosa etc e cabe ao Estado num processo Democrático, dentro de uma Ação Afirmativa, promover e criar instrumentos para participar das ações, revertendo uma parte destas produções para os Espaços Culturais e Educacionais como forma de participação, criando junto ao empresariado caminhos de debates e produções das idéias territorial. A Cultura do Estado é a somação das Culturas dos Municípios, sem essa presença não há indicadores culturais.

Precisamos promover a produção cultural, da presença do Estado e dos Governos e lutar contra toda forma de discriminações, do lixo autoritário colonialista eurocentrico e burguês, do Estado Produtor e controlador das Idéias, Criações, do Pensamento inovador. Quantas produções dos grandolas pagas com o dinheiro do povo estão empacadas, porque a periferia não foi convidada e não tiveram acesso aos eventos reservados e nem siquer foram distribuídas aos Arquivos, Bibliotecas, Clubes, Associações, Escolas etc. Quantos conhecimentos estão engavetados porque seus autores não têm condições de finalizar com edições. Interessante é que a Constituição do Estado já prevê isso, não é Governador, só não prever que os medalhões financiem suas produções com o dinheiro do povo. Verba pública. Queremos é que Estado e Municípios adquiram através dos seus órgão, uma quantidade das produções, inclusive dos medalhões, disponibilizando para a comunidade através dos Instrumentos Culturais de que dispõem.

O Governador e os Prefeitos poderiam avaliar a nossa proposta antes o espelho de suas administrações , respondendo a si mesmo: Quantas Escolas e Bibliotecas temos? Como estão em referencia a Autores Sergipanos. Como está representada a culturas e produção sergipana nas Escolas, Conselhos, Quem são os autores, artistas, pensadores, produtores do Estado, do Município. O que temos deles. Quais os instrumentos Pedagógicos para Formação Intelectual da Comunidade Estudantil que dispomos. Aí então estará traçado o Perfil de seu governo no âmbito da Cultura Tecnológica das Idéias e Criação. Isso é Desenvolvimento Cultural. A Educação se faz com Cultura. O Resto é Etnocídio – Racismo – Discriminações. Vamos Respeitar a Diversidade. ”Sem o paternalismo, nenhum NEGRO terá sua produção negra, apoiada pelo Governo. Isso é ruim. Com a Palavra o Governador e Prefeitos de Sergipe”

RACISMO INSTITUCIONAL


É COMUM , os agentes do governo e dos prefeitos, os ocupantes de cargos, nos exercícios de suas funções, desviarem-se para atender aos amigos e outros “chefes”, principalmente para reforçar as práticas racistas. Tem muito chefetes no serviço público que se alimentam nas práticas cotidianas do racismo. São as pequenas e inexpressivas autoridades, criminosas e covardes.

Esses indivíduos se alimentam nas ações que praticam contra os negros, ainda mas se for instigada por outros racistas que sempre jogam pedras mas escondem as mãos. Os denunciantes que através do ciúme, inveja, despeito,ódio e sentimento de vingança, instigam os sentimentos racistas dos funcionários públicos que no espaço de Poder, podem promover a derrocada do denunciado, através constrangimento, discriminações, xenofobia, intolerância, calunia, difamação, numa covardia sem limites, escondido atráz do tal poder agora utilizado para promover crimes.

As vítimas contumazes são: Os Terreiros, as Entidades Negras, os Barzinhos, os Camelos, os Feirantes, os Lideres etc.

A CASA DE CULTURA AFRO SERGIPANA, ao longo de sua trajetória, tem sido a vítima preferida de Racistas da EMURB, que através de Racistas da vizinhança, promove as maiores atrocidades contra a Entidade, para deleite dos chefetes racistas do setor. Agora volta a investir sistematicamente contra a Entidade que, há mais de 6 anos, vem tentando construir suas salas de aulas para os cursos dirigidos s professores.
A Prefeitura não atende a mínima reivindicação da Entidade e para nos calar, investe contra as ações multiplicadoras, mesmo com acordos anteriores.

Atendendo o mandado do vizinho Racista, um tal de Mota, sei lá o nome do coroné, pois com despeito dos serviços, provocou os pedreiros e nos agrediu quando fomos perguntar os motivos de tal agressão, daí então nos acusou de estar construindo sem licença, sem projeto e que ele iria mandar para minha obra, derrubar a calçada etc. Argumentei ele disse que eu tinha batido com o homem errado e que com ele era no tiro e pra negro safado ele tinha um jeito. Veio para fora e perguntou o que eu queria o que era que iria fazer, seu negro safado. Retornei, deixei ele e seu grupo se deliciar da violência e depois ele passou pela minha porta olhando com deboches e discando o celular.

No dia depois recebemos a comitiva da ENSURB que furiosos mandaram parar o serviço e entregou uma Autuação para que fosse imediatamente na Empresa regularizar a situação. Argumentei que ali era uma Entidade Cultural e que havia um acordo na administração passada para que fossemos fazendo os serviços enquanto eles providenciavam as documentações e a planta. Uma das mulheres que entregou a autuação, falou da ação do vizinho e da importância da Entidade e que ela e sua família já haviam participado de cursos da Entidade.

Deu algumas informações e foram embora, logo depois encaminhei Oficio ao Presidente da Empresa , pedindo desculpas, e um apôio logístico na confecção da planta bem como isenção das multas. Dias depois retorna o grupo da EMURB com reforços e a Socorro que havia falado da importância da Entidade e de sua isenção falou que havia esquecido de entregar o documento e pediu para que assinasse, assinei em confiança, quando foram embora que fui verificar o teor do documento, que peguei os óculos, verifiquei que era uma multa de 8 mil reais, e a toda essa manifestação da EMURB era presenciada pelo denunciante que com seu pessoal, ficava na esquina , no bar de um deles.

Essa manifestação tem sido sistematicamente colocada em prática, a um telefonema dele, o pessoal aparece, ora para mandar que limpe a calçada, ora apara dizer que tenho que rebaixar a calçada ou para perguntar se estou fazendo alguma coisa.

O denunciante e diversos vizinhos, fizeram seus prédios e construções outras, sem qualquer licença e a EMURB nunca apareceu e mesmo na perseguição a nossa Entidade, eles não tinham olhos para nenhuma das quatro construções irregulares a nossa volta, inclusive construção que estava recebendo ajuda da tal EMSURB, que diversas vezes, mandava o caminhão para recolher detritos, e eles não viam e não vêem. Só interessa o preto, para caracterizar o seu racismo, o racismo do Prefeito, o Racismo Institucional que incita a prática coletiva.

QUEM DIRIA. O PCDO-B. Que se valeu inclusive da nossa Entidade, nos tempos de repressão, o Partido que se valeu das Entidades Negra, hoje é um Partido Racista que investe contra os negros e suas organizações. Pelo menos é o que ocorre em Sergipe, ,na sua Capital, Administração Edvaldo Nogueira. Ninguém Merece.

As Escolas da Rêde Municipal de Aracaju estão proibidas de incluir a Cultura Negra na Grade Curricular. Apesar do Edvaldo quando vereador ter apresentado diversos projetos de inclusão neste sentido, até para capacitação de Professores e foi Vice-Prefeito, Secretário de Governo e Prefeito. Até agora não implementou nada para negro, até o Decreto Presidencial ele descumpre. É Ver para Crê. No Ministério Público eles garantem que estão cumprindo a Lei, nas salas de aulas esta Lei é desconhecida com todas as Honras do PC do B.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________

A EDUCAÇÃO DO NEGRO SERGIPANO



A EDUCAÇÃO DO NEGRO SERGIPANO.

DESDE os tempos em que o Presidente da Província, o “abolicionista” José Elói Pessoa da Silva, no seu famigerado Decreto de 20 de Março de 1838, que entre outras, proibia que ...os africanos, que sejam livres, quer libertos, negros, pretos, mulatos e leprosos tivessem acessos á educação, e freqüentassem as escolas, que os negros padecem no âmbito da educação em Sergipe.
De lá para cá, o manifesto de Elói foi se cristalizando e excluindo o negro da educação, que na sua pedagogia da violência vai cada vez mais se distanciando do coletivo, através de estratégias segregacionistas em direção ao continente europeu fortalecendo o etnocentrismo ao gosto dos senhores de engenhos e dos intelectuais afrancesados.
Nenhum projeto alcançou o negro no âmbito da história da educação sergipana, todos os projetos aqui introduzidos eram cópias da Europa, o eurocentrismo nos alcança até hoje.
As grades estavam repletas de indicadores da Europa e aqui o eurocentrismo fazia e ainda faz a festa dos pséudos intelectuais citadores de verbetes. Francês, Alemão, Grego, Italiano, Latin, etc., eram as línguas da grade da civilização das concepções pedagógicas da moda até que a influencia do pragmatismo norte americano se interpôs no processo de mudanças, mesmo sem alcançar os negros, só uma tênue mudança estrutural, tipo escolas para os mesmo sexos e do ensino misto.
A cultura negra, nunca foi considerada como instrumento pedagógico para formação intelectual dos educandos, a indígena, pela mesma forma. As línguas: Tupi, Ge, Iyorubá, Shawir, Banto, Kikongo etc, nunca foram citada, houve desde os tempos da colonização, a pedagogia etnocídia em cima dos índios e dos negros, forçados através da catequese a se adaptarem a cultura dominante e o aculturamento fez o resto.
A pedagogia da violência, foi e é o instrumento de limpeza racial, cultura e tradicional, utilizada para varrer das terras sergipana o manifesto das culturas baixas e inferiores dos negros e dos índios.
Os índios, foram varridos e das suas mais de 520 culturas, línguas, costumes e tradições, não restaram nada. Seu memorial foi exterminado pelo fogo da vaidade da corrupta colonização e ideologia dos “nossos”intelectuais de camarinhas. Mataram as culturas dos índios e hoje, só um “arremedo” do Cacique Pindaíba, último remanescente da Catequese, domesticadora, se tem noticias sob a denominação de Xokós, sem memória alguma, na Ilha São Pedro sem nenhum referencial de suas raízes , excluídos enquanto grupo cultural, do processo de cidadania.
Toda ação, se inicia com a repressão religiosa, no combate ás nossas práticas, sem o respeito as nossas diversidades, foi assim com os índios e ainda é assim com os negros. Sergipe na prática é um Estado Teocrático. Desde 1881 com a influencia do pragmatismo norte americano e as Reformas Leôncio de Carvalho que estabelecia a “Liberdade de Crenças”, tirando o sentido obrigatório no âmbito da educação, explicitando o Estado Laico que cristalizaram-se as prática teocráticas no âmbito do Estado e as perseguições religiosas.
É sabido que a religião é o ponto de irradiação da cultura e a nossa, sofre de problema de continuidade por conta das ações repressoras até hoje pela prática da Intolerância e do Racismo Institucional, onde o Estado se esconde para não tomar conhecimento das ações e reações e essa ausência cristaliza as desigualdades e emperra o desenvolvimento do coletivo negro, vítima contumaz das tradições paternalistas das políticas públicas e da pedagogia da exclusão.
Até hoje o Estado foge de suas obrigações para com o coletivo negro, negando-lhe o Direito a Educação, manipulando através de ações silenciosas os editais oficiais de inclusões de conteúdos da cultura negra nas grades curriculares. Desde 1999 que há Decreto Governamental sobre a questão e desde 1986 que o Conselho Estadual de Educação consagrou a inclusão transversal e desde 2003 que a Nação foi instruída a formalizar a inclusão curricular e Sergipe, até hoje não deu a mínima, seja no âmbito, Municipal, Estadual ou Federal, particular ou privada. O Estado é Teocrático e resiste a realidade da laicização a realidade de mudanças, de inclusão e de igualdade racial. Os governos só se preocupam com as cotas, que mesmo tendo direitos, como ação reparadora, se transforma num ato paternalista, inibidores de reações contrárias a falta de inclusão da cultura negra nas grades curriculares, para que os negros possam ter oportunidade de identificar seus instrumentos culturais e repensar suas Histórias através de uma reflexão do de dentro para do de fora. E o governo não quer negro pensando. É perigoso e se apegam na ideologia colonizadora, se espelham em JOSÉ ELÓI PESSÔA DA SILVA., cristalizando o Conservadorismo, seja da esquerda, direita, centro, seja qual for seu partido. José Eloi foi tido como progressista, um abolicionista ferrenho, e o que fez, quando chegou no poder: Excluiu Africanos, pretos, mulatos, crioulos e leprosos, do Direito de freqüentar as escolas, de ter acesso a educação estigmatizando-nos de leprosos, vilipendiando uma raça, que dizia proteger. Sergipe é um Estado perverso, o que tem de negros equivocados, contra os negros, eles pensam que são brancos, o que mais Sergipe odeia são os pretos, principalmente os que pensam e agem em favor da igualdade racial. Aqui o negro é o preto. Pode?

Quem Sou Eu

QUEM SOU:
A liberdade de expressão é a expressão da liberdade.
Cadê o espaço do Negro na mídia sergipana!
Os Usineiros e Coronéis mantêm o negro no séc. XVIII em pleno séc.XXI.

JORNAL NAGÔ

Um Porta Voz do Negro Sergipano, um instrumento de Luta contra a invisibilidade do Negro na “mídia” sergipana, comandada pelos usineiros e congêneres, que impedem o crescimento e organização do coletivo negro, cristalizando a sua exclusão enquanto raça e grupo detentores de Direitos de expressão, manifestação e organização. A mídia de Sergipe só está a favor dos grupos de poderes e a quem se subordina.
Os agentes contrários, os que lutam por mudanças de atitudes e comportamentos lhes são vedados o espaço para manifestar suas indignações e suas criticas. A esses, só quando pautados pela mídia, que se lhes apresentam, como que para dizeres democráticos e sem preconceitos ou discriminações.
Aos Índios pautam o 21 de Abril, aos Negros, o 13 de Maio ou o 20 Novembro, mais não querem debater ou discutir os seus problemas cotidianos. Sou a Porta Voz dos discriminados, representação virtual da primeira e mais antiga Entidade Negra da História contemporânea do Estado, que luta contra o Racismo; Discriminações; Xenofobia; toda sorte de violência contra o negro.
Uma Entidade que busca dar Visibilidade e esclarecer a importância do negro na sociedade sergipana, em direção de Ações Afirmativas , numa luta sem quartel contra a ideologia recalcada, lixo da herança colonial imposta pela casa grade e até hoje cristalizada, pela ação de intelectuais, coronéis e políticos equivocados, servidores dos usineiros e capachos das camarinhas de governadores e prefeitos.
Lutamos contra a ideologia paternalista, mantida para abafar as nossas vozes, engessar os nossos movimentos e minar as nossas defesas, na medida em que nos coloca uns contra outros, numa estratégia perversa destruidora de nossas identidades ,sentimentos de solidariedade e união na diversidade.
Esse sistema paternalista nos mantém como cobaias prontos para atender as necessidades as dos que estão nos espaços de poderes, que nos utilizam como buchas de canhão, capachos, capangas, sacos de pancadas e mães gostosos, adoçando nossas bocas com migalhas, transformando nossos Direitos em favores, para nos manietar aos seus serviços por gratidão e devedores.
Esses Indicadores serão colocados como instrumentos de luta, contra a exclusão dos nossos direitos a comunicação, neste veiculo universal, para que em qualquer lugar do mundo, se tenham informações reais, das condições e das questões do Negro sergipano, para que possam refletir e traçar o verdadeiro Perfil da nossa realidade na Cultura, Educação; Direitos Humanos; Saúde; Religião; Direitos: Justiça; Emprego; Moradia; Qualidade de Vida; Terra, dentro do Paradigma Social; Político, Econômico deste Estado paralelo, o Estado mais Racista do Brasil, com uma população expressivamente da raça negra (negada), um percentual de 86% da população absoluta, ainda vive em pleno século XVII em plexo século XXI, por imposição da ideologia colonialista dos intelectuais que medram o poder e pensam um Sergipe Ariano, cristalizando o equivoco de Silvio Romero, seu filho ilustrado, na direção da limpeza étnica, da pureza racial.
Sergipe é um Estado Negro, sem cultura negra e sem identidade negra, por conta dos intelectuais segregacionistas, ávidos pelo poder e pela florescência das trevas colonialistas e lutam para que não possamos atravessar a linha e possamos desconstruir a tal democracia racial e seu contesto histórico e contestar as condições em que nos encontramos e valermos das estratégias ideológicas dos dominadores e converter os antigos símbolos dos “senhores brancos e civilizados. É por isso que o Negro quando chegam aos espaços de poder, se tornam brancos, árduos defensores da casa grande e repressores da senzala. Talvez para se manterem ou simplesmente já cristalizam a ideologia do recalque e num passos mágico de quem muda de religião, eles mudem de raça.
Vamos lutar para que o Negro, assuma sua negritude, usando seu livre arbítrio,se reconheça Negro sendo portanto reconhecido como tal, independente da cor de sua pele, que seja os chamados de pretos, pardos, crioulos ou mulatos . Somos Negros, esse é o primeiro passos para desconstrução do mito da democracia racial e o inicio de tomada de consciência. Saber dos nossos direitos, culturas e tradições, mesmo que os não adotemos, mas é preciso ter consciência para construir IdentidadeS.
Aqui as Noticias, os Artigos denunciadores, alertando para as Questões, discutindo problemas e buscando soluções.
Aqui as Noticia de nossas culturas e tradições, uma Revisitação Ancestral numa Ação Afirmativa, Inovadora em busca de Revitalização tecendo os fios e remendando retalhos para confeccionar pedaços de nossa história, num debate aberto para uma produção coletiva, até que um coroné, um intelectual, um político ou os próprios usineiros, mandem a Internet deletar a nossa história e nos trazer de volta a escravidão em seus domínios e nos colocar a ferros depois do pelourinho com os corpos rasgados pelos chicotes dos feitores, banhados de salmouras, para nos manter vivos, como castigos pela insurreição.” Quem está gemendo!!!. É Negro ou carro de boi.”