segunda-feira, 12 de maio de 2008

SENHOR DAS ESTRADAS



Larôiê EXU.

Oxumarê. Senhor e Mestre, conduza a minha indagação, a uma resposta coletiva as perguntas paradas no ar.

Porque não somos solidários. E busquemos sempre,, está ao lado dos nossos necessitados, os nossos irmãos menos afortunados. Que visitemos os nossos, antes que adoeçam, antes que eles morram.

Que possamos nos indignar com as injustiças que sofremos. Que possamos participar das soluções dos nossos problemas. Larôiê Legbara. Porque não gostamos dos nossos irmãos, de cor, de raça, de credo e nos associamos sempre com outros contra eles. Porque discriminamos os pretos e os odiamos, mesmo sendo negros, seja pela raça,cor, credo, ou condições sociais. Porque os negros não gostam de negros. Vivemos a maldição de Can?” Glorificado seja o Senhor, o Deus de Sem ; e Canaã seja escravo deles. Deus alargue a Jafé, e ele habite nas tendas de Sem ; e Canaã seja escravo deles” Estamos na Torre de Babel? Porque fugimos e negamos nossa raça, nossos irmãos?. Estamos vivemos sobre a síndrome de Pedro?
De Iscariotes? Esquecemos os nossos Deuses e só reconhecemos em nosso retiro, fora dele os negamos e desconhecemos nossos irmãos de raça,cor, credo. Oh Senhor...Kobá, proteja nosso Ará, a nossa memória e sentimentos. Mude nossas Atitudes e Comportamentos e fortaleça a nossa Resistência.

Que Ogum, abra os nossos Caminhos, estradas e nos conduza nesta batalha em defesa de nossa unidade, valores, para que possamos nos ver no irmão ao lado, que sejamos solidários e receba a sua solidariedade. Esta Guerra é no interior de nossas ações cristalizadas na fuga de nós mesmo.

Okê Arô. Proteja a nossa Comunidade e nos traga, respeito, reconhecimento e amor próprio, para que possamos respeitar e reconhecer os nossos irmãos, nos aliando a eles, sempre que houver ações para preservar e manter a nossa identidade e tradições.

Ê Parrêi Beloiá – Afastai com vosso sopro os ventos da discórdia, das ínjurias, vaidades e ira, contra nossa comunidade, trazei a unidade nesta diversidade e mantenha as nossas esperanças para cristalização da auto-estima e do livre arbítrio. Varrei a inimizade das nossas Casas, Comunidades e intenções. Que sejamos coletivos e nunca individuais.
Ora Êiê – Fertilizai as nossas mentes e ações, para que as manifestações se tornem sempre inovadoras e se multipliquem em ações afirmativas em plena participações. Que seu ouro e brilho, reflitam no horizonte de todos nós, com amor e carinho dos seus dengos e poderes.

Obanshe Kaô Kabiecilê – Lança seu Oxê aos quatros quadrantes e promova justiça a nosso povo, vilipendiado, odiado, discriminado e traído. Mantenha o poder de que possamos Ser e Ter, na esperança de um julgamento justo e sentença equilibrada na luta contra todas as formas de discriminações a que somos vítimas e réus.

Arôbobô - Que traga novos pensamentos para a nossa família, comunidade, nossa gente. Na luta contra nós mesmo, nossas fugas, nossos silêncios e conivências que violam as relações e ferem nossas tradições, fortalecendo as ações dos inimigos a quem servimos. Nos daí forças para fugir dos grilhões que mantemos em nossas mentes, pensamentos e atitudes. Transmuta o Racismo e as Discriminações do interior de nossas manifestações e religião, principalmente do interior do catolicismo afro sergipano, resultado das perseguições aos nossos cultos, e cristalização do sincretismo, referencial da Intolerância Religiosa arraigada no cristianismo político econômico.
Ê Atotô Ajuberô - Nos livre das pandemias e das chagas desta sociedade doentia. Curai as nossas doenças das mentes e corações. Trazei os sentimentos fortalecidos de emoções positivas na razão reflexiva das nossas questões e condições. Daí-nos “Salu bodê” Oba mio.

Logum – Fazei com que não nos falte coragem para caçar no mar e pescar nas Matas, tudo que nos falta e alimenta, principalmente solidariedade para respeitar compartilhar com a nossa gente, nosso povo, nosso irmão, nosso vizinho.
DESEJAMOS A TODOS QUE:
... EXU TRAGA A VONTADE DE SER
... OGUM A SUA DEFESA
... OXOSSI A FARTURA
... OBALUAYÊ SAÚDE
... OXUMARÊ O COLORIDO DA VIDA
... XANGÔ A FORÇA DO FOGO
... LOGUM A TERNURA
... OXUM A FERTILIDADE E O AMOR
... IANSÃ LEVE PRA LONGE OS VENTOS DA DISCÓRDIA E TRAGA O DINAMISMO
... EWÁ A ENERGIA
... OBÁ A PERSEVERANÇA
... OSSAIN O REMÉDIO PARA O CORPO E PARA A ALMA
... YEMANJÁ A UNIÃO
... NANÃ A SABEDORIA
... IBEJI A FELICIDADE E ALEGRIA
... OXALÁ A PERFEITA PAZ
... SER LIVRE COMO OS VENTOS DE OYÁ.
... SER JUSTO COMO O MACHADO DE XANGÔ.
... SER FORTE COMO A ESPADA DE OGUM.
... SER FIRME COMO O ARCO E RETO COMO AS FLECHAS DE OXÓSSI.
... SER MÁGICO COMO AS FORÇAS DE OBALUAYÊ.
... SER INFINITO COMO A SABEDORIA DE NANÃ.
... TER A DOÇURA DAS ÁGUAS DE OXUM.
... E AS FORÇAS DOS MARES DE YEMANJÁ.
... TER A ALEGRIA DO GARGALHAR DE SEU TRANCA RUAS.
... E A BOA MALANDRAGEM DE SEU
Mú Padá Mó Iro Okourim
( Para trazer novo pensamento a humanidade)

Nenhum comentário: