Qual Terreiro ou Entidade Negra que vai em defesa do outro. Qual Pai de Santo ou Chefe que sai em defesa do outro? Qual filho de santo que ajuda o outro? Com a palavra os que tiveram suas casas violadas. Os que tiveram seus filhos de santos, levados por outros pais de santos. Esta é a realidade a guerra . racismo e discriminações no interior do Camdomblé e do movimento negro sergipano. Farinha pouca. Meu pirão primeiro. É a palavra de ordem. O resto é carnaval. É festa, comidas, bebidas e baquilodeme. A fogueira das Vaidades que enoja Exú. Mas que alegra os pastores evangélico.
Os "Filhos de Santos" de modo geral o Povo do Candomblé de Sergipe, não permitem o crescimento e a valorização da Religião Ancestral, pelo menos em Sergipe. Ninguem colabora com a manutenção do Terreiros . Os Pais de Santos e donos de Terreiros. vivem as espensas e favores de politicos, mendingando um dinheirinho para fazer festas. As outras Religiões são fortes porque seus adeptos colaboram, sejam através do Dízimo ou contribuições. O Candomblé não, seus adeptos estão pouco se lixando se tem dinhero para comprar velas, ou pagar a energipe. Ninguem colabora, Tem muito Pais de Santos passando fome e mendingando uma sesta de alimento do governo.SEM PARTICIPAÇÃO NÃO HÁ CRESCIMENTO. NÃO HÁ INDEPENDENCIA , NÃO HA RESPEITO.
O Candomblé Sergipano é muito folclorizado, não pelos politicos ou agencias do governo. Mas por seus próprios participantes.
A Intolerância Religiosa ganha força pelas ações negativas destes participantes que fora do Terreiro, tem vergonha de assumir que é do Candomblé.
Dizem que são Evangélicos.
O Candomblé hoje é um Show Carnavalesco, as pessoas se preocupam com fantasias e não com os Orixás. Não há solidariedade. As pessoas ficam doentes, morrem e ninguem toma conhecimento. Não se visitam ninguem. Já fgomos muito diferente e solidário e respeitosos. Hoje é só vaidade e falcidades. Quantos Irmãos já lhe visitou?
Como Combater
o Racismo e as
Discriminações no
Interior do Candomblé
e Movimento Negro de Sergipe.
Quais as causas?
- mudança de cor
-mudança de status
-partidarização
ou perda de Identidade.
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá! boa tarde,
Bem, sou estudante de história, e estou fazendo um artigo falando sobre o preconceito racil. A minha idéia é expor as influências afro-brasileiro na formação cultural. Seria uma maneira de chamar atenção ñ só do universo acadêmico, mais qlqr indivíduo q se identifica com os tostumes e as tradições africanas.
Se vcs tiverem matéril ou contatos de pessoas p/ m ajudar ficarei grata.
Atenciosamente:
Adriana Pacheco Lima
Contatos:
adriana.pacheco_se@hotmail.com
79-9926-3851.
Postar um comentário